Austrália

Você esta em: Intercâmbio / Austrália / Byron Bay

Byron Bay

Array ( [0] => stdClass Object ( [nome] => Lexis ) [1] => stdClass Object ( [nome] => Byron Bay English Language School ) )
VER ESCOLAS

Byron Bay fica ao Norte do Estado de New South Wales, e à cerca de 1 hora de carro para o Sul da Gold Coast. Byron vive totalmente do turismo, que atrai pelo ambiente artístico e relaxado, além da beleza de suas praias e agitos noturnos da cidade. O centro de Byron fica à beira mar, com quarteirões e ruas que se tornaram apertados para o volume de tráfego e gente que visita a cidade diariamente. No centro, diversos bares e cafés, oferecem desde comida natural e orgânica, até suculentos pratos de frutos do mar pescados nas imediações. Muitos desses estabelecimentos, colocam mesinhas nas calçadas que são ótimas para se apreciar o movimento de pedestres.

Em frente a cidade, a praia de águas transparentes e areias brancas com mulheres de Top-less tostando ao sol, se estende para à esquerda, passando por uma reserva florestal. Para à direita, a praia forma uma grande curva até chegar ao Cabo Byron, o ponto mais à Leste da Austrália. No topo do morro do Cabo, um Farol ainda em funcionamento, nos traz lembranças de épocas distantes, quando navios à vapor faziam comércio de produtos agrícolas cultivados na região. A vista de cima do farol, (que é aberto à visitação pública) é espetacular, e permite 360 graus de visão. De lá, pode-se avistar, dependendo da época, Baleias em migração, grande quantidade de Golfinhos, e também tem-se uma boa vista da cidade e imediações. O visual de cima do morro ao redor do farol é algo realmente de encher a vista de tão bela a natureza ao redor.

O Surf, foi um dos grandes responsáveis pelo crescimento de Byron, e imprimiu um ritmo de vida despreocupado e alternativo que atraiu muitos Hippies na época, para se estabelecerem nas montanhas da região. Muitos, até hoje vivem por lá, plantando e trabalhando com artesanatos, plantações 100% orgânicas, e outras coisitas mas. O Surf ainda domina o estilo de vida local, o que pode ser facilmente confirmado pela quantidade de lojas de artigos para o esporte em todos os cantos da cidade. 

A praia à direita do farol (foto), é longa e aberta, com ondas maiores do que as da enseada, o que proporciona algum surf decente nos dias de mar baixo. No final dessa praia, fica outra ponta chamada Broken Heads, que além de muito bonita, continua pouco habitada e oferece um Surf de excelente qualidade num point de direita no final da praia. Hospedagem em Byron Bay não é problema, que conta com inúmeros Backpackers Hostels, dois ótimos Campings, Caravan Parks, e Hotéis que variam desde simples, até luxuosos. Às vezes durante alta temporada, e principalmente em Abril quando acontece o Festival Internacional de Blues, pode ser difícil encontrar vaga nas acomodações da cidade.

A nova estrada que liga Byron Bay a Gold Coast, tem 110 km por hora de velocidade máxima, o que permite chegar a Surfers Paradise em somente 45 minutos. Outra estrada que liga Byron para o Sul, até a cidade de Ballina, tem em ambos os lados vegetação densa com árvores altas e muitas flores e plantas nativas. São Sítios e Chácaras que dão frente para a estrada, com fachadas tão bonitas, que chegam a distrair o motorista. A seguir, e à poucos quilômetros adiante, está Lennox Heads outra cidade de 12.000 habitantes com um point de direita espetacular. Do outro lado da ponta de Lennox (foto), uma sucessão de points de Surf, cada qual à somente 1 km de distância do outro, faz dessa área um verdadeiro playground para os surfistas. Uma terceira  estrada que sai de Byron, e vai para o interior em direção às montanhas, é igualmente linda. No trajeto, passa-se por rios e cachoeiras, além de florestas com excelentes roteiros para caminhadas ecológicas.

Byron Bay tem uma população fixa de 20 mil habitantes, incluindo os que moram nas montanhas, além de centenas de milhares de turistas ao ano. São turistas Australianos e de todas as partes do mundo, em sua maioria, jovens que vão em busca de agito, aventura e diversão. Muitos Escritores, Cineastas e Intelectuais, se mudaram para Byron, e com o advento da internet, hoje produzem  obras maravilhas para televisões, teatros, e para a literatura Australiana. A cidade tornou-se um polo cultural, somente igualado em quantidade de profissionais do ramo, por Melbourne ou Sydney. A prefeitura da cidade tem dado imenso apoio para um desenvolvimento sustentado, que não altere as características da cidade. Mercados para produtores alternativos, e um complexo de lojas rústicas para que os artesões possam vender seus produtos, estão dentre algumas dessas medidas que estão trazendo ótimos resultados.